BlindTec: podcast especializado em tecnologia assistiva para o deficiente visual

A BlindTec é um portal especializado em jornalismo cobrindo a área de tecnologia assistiva, profissões e outros assuntos correlatos para o público deficiente visual. Fazem isso, principalmente, através do podcast e dos artigos publicados.

22/02/2019

A BlindTec é um portal especializado em jornalismo cobrindo a área de tecnologia assistiva, profissões e outros assuntos correlatos para o público deficiente visual. Fazem isso, principalmente, através do podcast e dos artigos publicados.

Tem como objetivo ajudar a formar um mundo em que deficientes visuais tenham o maior nível de inclusão possível nas esferas social e profissional, através do uso eficiente e amplo da tecnologia assistiva. Sua missão é falar, ensinar, aconselhar, recomendar e demonstrar tudo sobre tecnologia assistiva, sem defender bandeiras, sem perder o bom humor e de forma bem acessível, para você que está navegando.

O portal tem uma equipe fixa de editores, cada qual especializado em um ou mais tipos de tecnologia assistiva. Sem exceções, todos acreditamos que compartilhar conhecimento e dar às pessoas uma maior chance de desenvolvimento é o caminho certo a ser seguido.

No último episódio, Marlon Sousa coloca em dia a correspondência com os ouvintes, toca excelente música Brasileira e relembra tudo o que de melhor rolou no podcast em 2018, demonstrações e demais episódios incluindo o uso do Chromecast, um monte de notícias do mundo da tecnologia assistiva, como escrever em Braille no Android com o Soft Braille Keyboard, o uso do Apple Pay, como criptografar suas informações com o VeraCrypt, um tutorial avançado do EuroFly, o uso do NewsBack e as novidades do Jaws 2019.

Sites úteis

Portais de tecnologia assistiva

Podcasts

Fabricantes de leitores de tela

Windows

Mac OS

iOS

Android

Linux

Sistemas autônomos

Um sistema autônomo é quase como um leitor de telas, com a seguinte diferença: enquanto aqueles proveem acesso aos mesmos softwares usados pelos videntes, estes constroem um ambiente específico onde deficientes visuais podem ter um acesso mais contextualizado aos recursos de um computador.

Como Funciona a Lei de Cotas para Deficientes (PCD) em Empresas 16/01/2019

Se você já trabalhou em alguma empresa com mais de cem funcionários, com certeza encontrou algum colega c...

Braille para todos. Designer cria fonte que une braile ao alfabeto tradicional 08/02/2019

Explorando os limites do design tipográfico, o designer Kosuke Takahashi, de Tóquio, desenvolveu a Braill...